Veja o vídeo e, em poucos minutos, saiba tudo o que você precisa para ver e criar conteúdos em realidade aumentada!



Caso após ver nosso vídeo ainda restem dúvidas você pode consultar os tópicos abaixo:


1 -
O que é Magipix e como posso utilizar?

2 - O que é realidade aumentada?

3 - Conteúdo

3.1 - Como visualizar conteúdo Magipix?

3.2 - Como deletar um conteúdo  no aplicativo Magipix?

3.3 - Como criar conteúdo Magipix?

3.4 - O que preciso para criar uma realidade aumentada?

3.5 - Como enviar o material?

3.6 - Direitos autorais e de reprodução

3.7 - Hospedagem de conteúdo

4 - Imagem Alvo

4.1 - Formato de imagem

4.2 - Reconhecimento

4.3 - Características da imagem

4.4 - Espaçamento

4.5 - Acabamento de material

4.6 - Tamanho e resolução

5 - Vídeo

5.1 - Duração do vídeo

5.2 - Compressão e formato

5.3 - Ajustes

5.3.1 - Ajuste automático

5.3.2 - Ajuste de altura

5.3.3 - Ajuste de largura

5.3.4 - Ajuste de recorte

6 - Máscara

7 - Posso ter meu próprio aplicativo personalizado com as funcionalidades Magipix?

8 - Onde ficam armazenados os arquivos?

9 - O áudio fica "estranho" assistindo no celular, mas quando coloco os fones de ouvido, escuto perfeitamente, o que pode ser?


1 - O que é Magipix e como posso utilizar?

Magipix é uma plataforma para visualização e criação de conteúdo em realidade aumentada. Disponibilizamos um aplicativo compatível com dispositivos Android e iOS onde o usuário pode visualizar conteúdos em realidade aumentada Magipix. No editor online qualquer pessoa cadastrada em nosso site pode criar seus próprios conteúdos em realidade aumentada. A Magipix é para ser utilizada exclusivamente no segmento de fotografia e vídeos pessoais, não podendo ser utilizada em campanhas publicitárias, revistas, jornais, livros e qualquer outra mídia que tenha uma alta tiragem.


Você envia uma foto e um vídeo no Editor e nós fazemos a mágica acontecer em nosso APP! Seus videos, de até 6 minutos, ficam inicialmente 3 anos online, renováveis. Você pode enviar até 100 vídeos no mesmo projeto!


1.1 - Passo a passo:

1. Cadastre-se em www.magipix.com.br

2. Compre um pacote ou uma assinatura mensal.

3. Acesse o Editor pelo menu.

4. Defina o prefixo da sua empresa/nome profissional.

5. Defina o nome do projeto e código para acesso.

6. Envie a foto onde vai aparecer o vídeo.

7. Envie o video. (.mp4), até 6 min.

8. Adicione mais fotos/vídeos ou finalize.

9. Aguarde o processamento, mantenha essa janela aberta até o passo 13.

10. Teste, insira o código (formato: seuprefixo-codgidodoprojeto) no APP MagiPix, sem mesmo gastar seus créditos com isso.

11. Aponte o APP para as imagens impressas ou na tela do computador.

12. Delete arrastando o nome do projeto para esquerda e aperte Remover.

13. Clique no botão ativar para remover a marca-da-agua.


Tutorial dos passos 3 à 9 :



2- O que é realidade aumentada?

Designa-se realidade aumentada (RA) ou (AR) a integração de informações virtuais sobre visualizações do mundo real.
Na Magipix a realidade aumentada consiste em uma imagem-alvo e um vídeo. Ao apontar a câmera do seu dispositivo para uma imagem-alvo em nosso aplicativo aparecerá um vídeo.


3.1 - Como visualizar conteúdo Magipix?

Para visualizar o conteúdo em realidade aumentada, faça o download do aplicativo Magipix na Play Store (Android) ou na App Store (iOS), insira o código para baixar o conteúdo desejado e, através do aplicativo Magipix, aponte a câmera do seu dispositivo para a imagem-alvo.
Cada conteúdo está vinculado a um código para download, esse código deve ser fornecido pelo criador do conteúdo. 
Clicando aqui você pode ver alguns exemplos.

3.2 - Como deletar um conteúdo no Magipix?

Clique no conteúdo que deseja excluir e arraste para a esquerda, aparecerá então o botão no qual você deve clicar para deletar o conteúdo.

 


3.3 - Como criar conteúdo Magipix?

Para criar um conteúdo em realidade aumentada utilizando a Magipix 
cadastre-se em nosso site para ter acesso ao nosso editor de conteúdo.
Você pode gerar conteúdos com até 100 alvos e vídeos, sendo cada vídeo com até 6 minutos de duração. Consulte 
nossos planos
.


3.4 - O que preciso para criar uma realidade aumentada?

Você precisará de uma imagem que servirá como alvo e um vídeo para ser exibido sobre essa imagem. Você também pode fazer o uso de máscaras para criar recortes no seu vídeo.


3.5 - Como enviar o material?

Para enviar o seu material acesse nosso editor e faça upload da sua imagem-alvo e do seu vídeo. Defina um título para o seu conteúdo e um código para que os usuários possam fazer o download e visualizar o conteúdo no aplicativo Magipix.


3.6 - Direitos autorais e de reprodução

Ao enviar qualquer conteúdo para a plataforma Magipix:
-Você está cedendo o direito de reprodução à Magipix e aos seus usuários. 
-Você é responsável pelos direitos autorais das imagens, vídeos e áudios contidos nos vídeos enviados.

3.7 - Hospedagem de conteúdo

Oferecemos pacotes que incluem hospedagem e disponibilidade para download no aplicativo por 3 anos, renováveis. Os projetos têm limite de 300 instalações, exceções deverão ser comunicadas para avaliação pela MAGIPIX.

Clique aqui e confira nossos planos.
O conteúdo é desativado quando o limite de tempo ou de downloads é atingido. 
Para baixar um conteúdo desativado, é possível pagar a taxa de reativação do conteúdo no aplicativo MagiPix.
Caso não seja reativado dentro de 5 anos*, o conteúdo será descartado.
*não oferecemos garantia de disponibilidade após a desativação


4 - Imagem Alvo

A imagem alvo servirá como base para a exibição do seu vídeo. Para que os usuários visualizem o vídeo, devem ter acesso a imagem alvo.
A seguir você encontra algumas dicas para que sua imagem alvo tenha um bom funcionamento.


4.1 - Formato de imagem

A imagem-alvo deve ser enviada para o nosso editor em formato JPEG.


4.2 - Reconhecimento

Nosso reconhece a imagem-alvo através da câmera do seu dispositivo. Reflexos, baixa quantidade de luz no ambiente e desfoque da câmera podem dificultar o reconhecimento. A imagem captada pela câmera será processada pelo nosso algoritmo de reconhecimento contido no aplicativo. O aplicativo leva em consideração características da imagem. A seguir veremos dicas para o uso de boas imagens alvo.


4.3 - Características da imagem

Uma boa imagem alvo, ou seja, uma imagem que o aplicativo vai reconhecer rápido e sem dificuldades, é uma imagem que possui riqueza de detalhes, bom contraste, assimetria e que não possui padrões repetitivos. No geral, fotos funcionam bem como alvos.
O reconhecimento que o aplicativo magipix faz procura regiões bem distintas e contrastadas na imagem.
Imagens desfocadas e gradientes de cor, por não possuírem contraste nem detalhes, não geram um bom reconhecimento.
No exemplo abaixo, o céu, que ocupa a maior parte da imagem, possui uma transição de cor em gradiente e quase não possui contraste. Tais regiões da foto não irão gerar um bom reconhecimento.


No exemplo abaixo, a imagem mesmo sendo rica em detalhes, está muito desfocada e torna difícil o reconhecimento do aplicativo.


O ideal é que a imagem possua regiões com variações de cor e luminosidade mais marcantes.
No exemplo abaixo a foto apresenta regiões com variações de cor bem marcantes e definidas. Para o aplicativo é fácil fazer o reconhecimento de regiões com texturas do tipo.

Nosso aplicativo reconhece imagens em qualquer ângulo, então se você mirar em uma imagem que está inclinada ou até de cabeça pra baixo ele conseguirá reconhecer a imagem, porém imagens simétricas desfavorecem o reconhecimento.
No exemplo abaixo vemos a semelhança entre duas regiões diferentes de uma mesma imagem. Nessa imagem os formatos se repetem, então várias regiões da imagem são idênticas ou muito parecidas, tornando difícil o reconhecimento.


No exemplo abaixo vemos uma área da imagem e essa mesma área girada em 90 graus. Nesse caso além do padrão se repetir, se um módulo do padrão for girado em 90 ou 180 graus ele continuará igual, então torna-se difícil definir o ângulo da imagem e isso dificulta o reconhecimento.

       

Formas circulares ou arredondadas em geral apresentam um problema semelhante, suas bordas em diferentes ângulos acabam sendo indistinguíveis.
No exemplo abaixo é possível perceber que o recorte B ao ser girado fica idêntico ao recorte A.

As imagens que geram melhor reconhecimento então são as que possuem formas assimétricas e com contraste. Isso não quer dizer que sua imagem não possa conter formas sinuosas e menos definidas, porem é importante que hajam elementos contrastantes distribuídos na imagem para que haja um bom reconhecimento.
Nos exemplos a seguir é possível ver que as imagens possuem regiões bem distintas entre si e que ao girar um pedaço da imagem ele se torna diferente do pedaço não girado, ou seja, são imagens com bons pontos de reconhecimento.





4.4 - Espaçamento

No caso de um material que possua mais de um alvo, é importante que seja possível mirar nos alvos de forma individual, se a câmera visualizar mais de um alvo ao mesmo tempo, o aplicativo não saberá qual alvo deve ser reconhecido. Isso pode resultar em interrupções na exibição do conteúdo e gerar uma experiência ruim para o usuário.
Para evitar isso é recomendado que seus alvos possuam uma certa distância entre eles, para que a pessoa possa manter apenas um alvo no campo de visão de sua câmera.
No exemplo abaixo vemos um caso onde o usuário não consegue isolar apenas um alvo no campo de visão da câmera e pós, vemos que com imagens afastadas entre si é possível isolar apenas uma imagem na visão da câmera.


Em casos de alvos em estruturas não manuseáveis pelo usuário como banners, outdoors e outros materiais que o usuário talvez vá mirar de longe, é mais importante ainda que haja uma área de respiro entre um alvo e outro, pois o usuário talvez não possa se aproximar o suficiente para isolar apenas um alvo na vista da sua câmera.


4.5 - Acabamento de material

Outro aspecto importante é a superfície onde a imagem vai estar. Se você for imprimir o seu alvo em um livro, cartão, embalagem, etc e o material for reflexivo, o reflexo pode atrapalhar no reconhecimento do seu alvo, por isso recomendamos que a impressão seja feita em superfície fosca e, em caso do uso de algum acabamento ou revestimento, recomendamos o uso de revestimentos não reflexivos como por exemplo verniz fosco, vidro anti-reflexo, etc.
O ideal é, sempre que possível, minimizar a ocorrência de reflexo pra que o reflexo não atrapalhe a experiencia do usuário.

                

4.6 - Tamanho e resolução

Na maioria dos casos as imagens alvo serão impressas. A resolução para impressão em geral é maior do que para vídeo.
Um vídeo full HD (1920 x 1080) em resolução de impressão equivale a uma imagem de cerca de 16 x 8,5 cm, então é possível gerar um alvo para impressão a partir de um trecho de vídeo.
Para que a imagem possa ser reconhecida facilmente pela câmera, deve-se levar em conta se o usuário poderá manusear o alvo, ou seja, se ele estiver impresso em algum folheto, cartão, embalagem, etc. Nesses casos o alvo não tem a necessidade de ser muito grande, pois o usuário pode aproximar o alvo da sua câmera. É necessário um mínimo de tamanho para que a câmera do dispositivo não precise se aproximar tanto ao ponto de não conseguir foco na imagem. Uma imagem no tamanho de um cartão de visita comum (9x 5cm), por exemplo, já possibilita um bom reconhecimento.
Em casos de alvos impressos em locais não manuseáveis como banners, outdoors, etc, é fundamental que a imagem-alvo seja grande o suficiente para que a câmera possa reconhecer  a imagem de longe.


5 - Vídeo

O vídeo será exibido sobre a imagem-alvo através da visão da câmera do dispositivo do usuário. Na experiência em realidade aumentada, o vídeo é o elemento digital que ira complementar o elemento no mundo real.


5.1 - Duração do vídeo

O vídeo é o conteúdo mais pesado da realidade aumentada e um vídeo de longa duração vai exigir um tempo de download maior. Na Magipix trabalhamos com vídeos de até 6 minutos. 


5.2 - Compressão e formato

A Magipix aceita vídeos no formato mp4, um formato que suporta compressões leves e compatível com os dispositivos atuais.
Recomendamos a compressão em h264 com uma taxa baixa de megabytes por segundo. Caso seu compressor de vídeo possua opções de ordem de campo, recomendamos o uso da ordem progressiva, demais opções podem apresentar imperfeições na reprodução do seu vídeo.


5.3 - Ajustes

O seu vídeo sempre será exibido de forma alinhada centralmente ao alvo. Em nosso editor há diferentes opções de ajustes que determinarão a altura e largura de visualização do vídeo em relação ao alvo. A seguir veremos exemplos de como funcionam os diferentes ajustes.

5.3.1 -Ajuste automático

No caso A, o alvo (retângulo azul) possui as mesmas proporções do vídeo, o vídeo (área verde) se encaixa perfeitamente no alvo. 


No caso B, o alvo (retângulo azul) é quadrado, ou seja, possui altura e largura iguais. As proporções do alvo são diferentes das do vídeo, nesse caso o vídeo (área verde) respeita a largura do alvo.


No caso C, o alvo (retângulo azul) possui a altura maior que a largura e as proporções do alvo são diferentes das proporções do vídeo. Nesse caso o vídeo (área verde) respeitará a altura do alvo.


No caso D, o alvo (retângulo azul) possui a largura maior que a altura e as proporções do alvo são diferentes das proporções do vídeo. Nesse caso o vídeo (área verde) respeitará a largura do alvo.


5.3.2 - Ajuste de altura

Nesse caso o vídeo (área verde) respeitará a altura do alvo (retângulo azul).

Exemplo 1:

Exemplo 2:



5.3.3 - Ajuste de largura

Nesse caso o vídeo (área verde) respeitará a largura do alvo (retângulo azul).

Exemplo 1:

Exemplo 2:



5.3.4 - Ajuste de recorte

Nesse caso o vídeo (área verde) respeitará a maior dimensão do alvo (retângulo azul) e caso hajam sobras em relação ao alvo (áreas verdes mais claras), essas sobras não aparecerão na visualização da realidade aumentada.

Exemplo 1:

Exemplo 2:



 

6 - Máscara

As máscaras são imagens em preto e branco que servem como recorte para o seu vídeo. A máscara deve ser enviada para nosso editor em formato Jpeg e deve ter a mesma resolução que o seu vídeo.
A máscara servirá como um filtro aplicado sobre o vídeo. As áreas brancas da máscara equivalem as áreas que serão visíveis no vídeo. Áreas pretas se tornarão invisíveis, possibilitando a criação de recortes em diversas formas. Áreas em tons de cinza serão vistas como áreas semi transparentes no seu vídeo. Quanto mais próxima do branco for a cor, mais visível será a região do vídeo e quanto mais próxima do preto, mais transparente será a região do vídeo. Para exemplos veja nosso tutorial sobre o uso de máscaras.


7 - Posso ter meu próprio aplicativo personalizado com as funcionalidades Magipix?

A plataforma MagiPix é uma tecnologia desenvolvida pela Visual Joy LTDA. Para soluções personalizadas entre em contato pelo email: contato@visualjoy.com.br


8 - Onde ficam armazenados os arquivos?

A MagiPix hospeda seus arquivos em diversos serviços de armazenamento, espalhados no Brasil e no mundo.


9 - O áudio fica "estranho" assistindo no celular, mas quando coloco os fones de ouvido, escuto perfeitamente, o que pode ser?

Quando um vídeo é executado no alto-falante do celular, o seu áudio é, na maioria dos casos, convertido de stereo para mono. Esta conversão pode resultar em cancelamento de fase. Clique aqui para ler mais a respeito.

Este efeito indesejado geralmente ocorre quando o som foi captado ao vivo.